2015/09/04

De ERP – Planificação de Recursos Empresariais até Estratégia de Posicionamento de Produto | Glossário da inovação



ERP – Planificação de Recursos Empresariais [NET BIC Porto] Sistema ou aplicação informática flexível que integra a informação de todos os processos de negócio de uma empresa, através de um interface conhecido, melhorando a sua gestão, produtividade e eficiência.

Escopo do projeto [SENAI SESI] É todo o esforço necessário, todas as atividades a serem realizadas para fornecer o produto, processo ou serviço que se pretende desenvolver com o projeto proposto. O escopo do projeto deve estar refletido no cronograma, onde é possível acompanhar todas as atividades de um projeto.

Espacenet [NET BIC Porto] Serviço gratuito, acessível através da Internet, para promover a utilização da informação contida nas patentes. Criado pelo Instituto Europeu de Patentes (www. european-patent-office.org), a Comissão Europeia e os Estados Membros da Organização Europeia de Patentes.

Espaço Europeu da Investigação / EEI [NET BIC Porto] Estrutura cujo objectivo é melhorar a coordenação e a convergência das políticas nacionais de investigação, desenvolvimento e inovação no seio da EU, com o objectivo de partilhar objectivos, recursos e experiências.

Especialista da empresa [SENAI SESI] É o colaborador da empresa, com expertise na temática do projeto, designado para representá-la na execução da parceria. Não é exigido um nível mínimo de formação.

Especialista do SENAI e/ou SESI [SENAI SESI] É o colaborador designado para representar a UO na execução do projeto. Não é exigido um nível mínimo de formação.

Espinha de Peixe Ishikawa [NET BIC Porto] Ferramenta de análise que representa de forma gráfica as relações existentes entre um elemento (problema ou resultado) e as causas que influenciam na sua origem. Utiliza-se para identificar e classificar as causas que geram um determinado problema. Sinônimo: Diagrama Causa – Efeito, Diagrama de Espinha de Peixe, Diagrama Ishikawa.

Estereolitografía (SL/SLA) [NET BIC Porto] Tecnologia de prototipagem rápida de carácter aditivo, baseando-se na solidificação de resinas liquidas mediante um processo de polimerização que utiliza um raio Laser.

Estratégia de desinvestimento [NET BIC Porto] Uma decisão planejada de sair de um negócio ou linha de produto em particular; para liquidar.

Estratégia de diferenciação [NET BIC Porto] Estratégia cujo objectivo é oferecer produtos ou serviços que o consumidor os considere únicos, pelos quais está disposto a pagar um preço mais alto. A diferenciação consegue-se potenciando características próprias do produto ou serviço (qualidade, envasilhamento, etc.) ou alheias (distribuição, serviço ao cliente, etc.).

Estratégia de diversificação [NET BIC Porto] Estratégia que tem como objectivo ampliar o mercado de actuação de uma empresa, aumentando a variedade de produtos e serviços que mercado detém.

Estratégia de enfoque [NET BIC Porto] Estratégia que uma empresa segue ao dirigir-se a um grupo específico de compradores, a um sector industrial ou a um mercado geográfico específico. Sinônimo: Estratégia de alta segmentação.

Estratégia de Expansão [NET BIC Porto] Estratégia cujo objectivo é aumentar a quota de mercado ou a quota do sector de forma contínua.

Estratégia de Negócios [NET BIC Porto] Os meios pelos quais uma empresa trabalha para alcançar suas metas declaradas.

Estratégia de Nicho [NET BIC Porto] Estratégia de inovação que utilizam as empresas que identificam oportunidades que não necessitam de grande investimento em I+D e que lhes permite ser os primeiros em detectar um nicho de mercado. Estas empresas não dedicam grandes recursos a I+D mas sim à informação sobre a sua envolvente para detectar oportunidades de negócio e nichos que ainda ninguém identificou ou alias que ninguém cobre. Sinônimo: Estratégia oportunista.

Estratégia de Posicionamento de Produto [NET BIC Porto] As decisões de marketing e acções com o objectivo de criar um lugar particular para um produto no mercado e nas mentes dos consumidores; uma estratégia de posicionamento de produto pode tentar diferenciar uma oferta de marketing da do competidor ou parecer semelhante a ela.



Referências




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