2015/09/07

De Estratégia dependente até Explorer | Glossário da inovação



Estratégia dependente [NET BIC Porto] Estratégia de inovação que utilizam as empresas que aceitam um papel de seguidor ou secundário em relação às empresas mais fortes do sector, pelo que não tentam copiar as modificações tecnológicas, têm uma actividade inovadora mínima, carecem de recursos destinados à I+D e as modificações dos seus produtos são devidas às exigências das empresas externas de quem dependem.

Estratégia Imitativa [NET BIC Porto] Estratégia de Inovação utilizada pelas empresas que não são as primeiras em inovar, nem seguem o líder em matéria de inovação, limitam-se a pagar pelo uso do Know How para produzir o que o mercado já aprovou e aceitou. Tentam aproveitar vantagens comparativas ou preços competitivos. Estas empresas encontram-se numa posição técnica distanciada das que aplicam estratégias inovadoras defensivas ou ofensivas.

Estratégia Inovadora Defensiva [NET BIC Porto] Estratégia que é utilizada por empresas que não sentem a obrigação de ser as primeiras em aplicar a inovação, não querendo assumir esse risco, mas também não querem ficar atrás em matéria de inovadora pelo que aplicam as inovações do líder aprendendo dos seus erros, melhorando o desenho e diferenciando os seus produtos com pequenas melhorias tecnológicas.

Estratégia Inovadora Ofensiva [NET BIC Porto] Estratégia que é utilizada pelas empresas que são as primeiras a aplicar a inovação. Estas empresas actuam como líderes tecnológicos e efectuam custos elevados em I+D.

Estratégia Oportunista [NET BIC Porto] Estratégia de Inovação que é utilizada pelas empresas que identificam oportunidades que não necessitam de grande investimento em I+D e que lhes permite serem os primeiros a detectar um nicho de mercado. Estas empresas não dedicam grandes recursos a I+D mas sim em informação sobre a envolvente, para detectar oportunidades de negócio e nichos que ninguém identificou antes ou que ninguém cobre. Sinônimo: Estratégia de Nicho.

Estratégia Pull [NET BIC Porto] Promoção para consumidores finais (principalmente por meio de propaganda e promoção de vendas) ao invés de para membros do canal de marketing (principalmente por venda pessoal) visando facilitar o fluxo de um bem ou serviço, do produtor até o consumidor final.

Estratégia Push [NET BIC Porto] Promoção para membros do canal de marketing (principalmente por meio de venda pessoal) ao invés de promoção para usuários-finais (principalmente por meio de propaganda e promoção de vendas), visando facilitar o fluxo de um bem ou serviço do produtor até o consumidor final.

Estratégia Push-pull [NET BIC Porto] A promoção de um bem ou serviço tanto para usuários-finais como para membros do canal de marketing, visando facilitar seu fluxo, desde o produtor até o consumidor final.

Estratégia de Saída [NET BIC Porto] Uma decisão estratégica para permitir um produto na fase de declínio de seu ciclo de vida, continuar a ser vendido, especialmente se o produto tem um considerável mercado fiel que insiste em comprá-lo; frequentemente, o vendedor pode elevar um pouco o preço, para obter um preço levemente premium, ao mesmo tempo em que reduz todos os custos com promoções.

Estratégia de Segmentação [NET BIC Porto] Estratégia que uma empresa segue ao dirigir-se a um grupo específico de compradores, a um segmento do sector industrial ou a um mercado geográfico concreto. Sinônimo: Estratégia de enfoque, Estratégia de nicho.

Estratégia Tradicional [NET BIC Porto] Estratégia de inovação que é utilizada pelas empresas que não vêm motivos para modificar os seus produtos já que o mercado não o exige e a concorrência não os pressiona para modificar ou inovar os seus produtos ou serviços. As empresas que seguem esta estratégia têm uma capacidade técnica mínima.

Estudo de mercado [NET BIC Porto] Actividade de investigação cujo objectivo é melhorar o conhecimento das características de um determinado mercado (oferta, procura, comportamento dos consumidores, etc.) para estabelecer as possibilidades de sucesso de um negócio.

Etapa [SENAI SESI] É o componente de trabalho ou entrega caracterizado pelo somatório das atividades a ela relacionadas, usualmente gerando uma entrega.

e-trabalho [NET BIC Porto] Prática laboral que utilizada as tecnologias de informação e comunicação para aumentar a eficácia e a flexibilidade (espaço - temporal) da empresa. Sinônimo: Tele-trabalho.

Evidências de impactos gerados na empresa e/ou mercado [SENAI SESI] São documentos comprobatórios da incorporação da inovação tecnológica e/ou social desenvolvida. Exemplo: cópias de notas fiscais da venda do produto desenvolvido, fotos, relatórios técnicos financeiros da empresa etc.

Explorer [NET BIC Porto] Aplicação que permite ao usuário navegar pela web, visualizar documentos e inclusive escutar informação da web. Os navegadores mais populares são o Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer. Sinônimo: Navegador.



Referências




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