2015/09/15

De Inovação Radical até Interface | Glossário da inovação



Inovação Radical [NET BIC Porto] Melhoria que implica o uso de uma tecnologia totalmente nova ou a combinação de tecnologias existentes e que têm como resultado um produto diferente dos anteriormente produzidos, no uso, características, desenho ou componentes.

Inovação radical ou disruptiva [ANPEI] É aquela que causa um impacto significativo em um mercado e na atividade econômica das empresas nesse mercado. Esse conceito é centrado no impacto das inovações, em oposição a sua novidade. Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente. Inovações radicais engendram rupturas mais intensas. Fonte: Manual de Oslo e Inventta.

Inovação de serviço [SENAI SESI] Trata-se do serviço inovador que será gerado ao final do projeto. A inovação em serviço é o resultado de atividade que não tem a forma de um bem material, mas que atende a uma necessidade levantada pelo projeto.

Inovação Social [NET BIC Porto] Aquela que permite melhorar a sociedade no seu conjunto mediante a produção de bens ou serviços de uso colectivo ou que beneficiam a sociedade no seu conjunto.

Inovação Tecnológica [NET BIC Porto] Processo de mudança ou transformação que gera novos produtos e processos, introduzindo modificações tecnológicas na forma do produto, processo de produção, utilização, etc., assim como modificações importantes nos existentes.

Inovação tecnológica [SENAI SESI] Trata-se da inovação de processo e/ou de produto. A inovação de processo consiste na incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo de uma determinada empresa. Essa tecnologia pode ser incorporada com a inserção ou substituição de etapas do processo, implantação de software que impacte diretamente o processo, adaptação de maquinário etc. Já a inovação de produto é aquela que, ao final da pesquisa aplicada e do desenvolvimento experimental, resulta em um produto que pode ser adquirido por consumidores ou por outras empresas.

Instituição Científica e Tecnológica (ICT) [ANPEI] Órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. Fonte: Lei de Inovação.

Instituição de apoio [ANPEI] Fundação criada com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições federais de ensino superior e demais instituições científicas e tecnológicas, registrada e credenciada nos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Fonte: Lei de Inovação.

Integração horizontal [NET BIC Porto] Uma estratégia de crescimento em que uma companhia se desenvolve buscando propriedade, ou algum tipo de controlo sobre, alguns de seus competidores.

Integração vertical [NET BIC Porto] Uma estratégia para crescimento em que a companhia adiciona novas instalações às suas instalações actuais de fabricação e de distribuição; a integração vertical pode ser para frente ou para trás. Também denominada Diversificação Vertical.

Inteligência Artificial/IA [NET BIC Porto] A capacidade de uma máquina de simular processos de inteligência humana com sistemas de computação, o que permite desenhar máquinas que realizem as tarefas que se associam a inteligência humana: justificar, resolver problemas, efectuar predições, etc.

Intensidade de I+D [NET BIC Porto] Parâmetro que se utiliza para quantificar a actividade de uma empresa ou país em investigação e desenvolvimento. Calcula-se como o cociente dos gastos anuais internos em I+D entre a cifra dos negócios, para as empresas e como o cociente entre os gastos anuais em I+D entre o PIB para os países.

Intensidade de Inovação [NET BIC Porto] Medida do nível da actividade em inovação. Calcula-se com o cociente dos gastos em inovação entre a cifra de negócios da empresa.

Intensidade Tecnológica [NET BIC Porto] Medida do nível tecnológico. Calcula-se como o cociente dos gastos internos em I+D entre os gastos totais da inovação.

Intercâmbio Electrónico dos Dados [NET BIC Porto] Transferência de dados electrónicos estruturados através da rede que utiliza sistemas e protocolos estandardizados de intercâmbio.

Interface [NET BIC Porto] Componente de hardware e software que se utiliza como dispositivo ou ponto de contacto para conectar e comunicar uma parte do computador ao utilizador ou a outra parte do mesmo computador ou de outros computadores.



Referências




Nenhum comentário:

Postar um comentário