2015/09/17

De ISSN até Lean Production | Glossário da inovação



ISSN – International Standard Serial Number [NET BIC Porto] Código numérico internacional com oito dígitos que serve para identificar as publicações em série ou periódicas independentemente da língua e do país de publicação.

Janela tecnológica [ANPEI] Possibilidade de desenvolvimento decorrente de mudanças de paradigmas tecnológicos ou científicos que proporciona compensação e redução de desníveis econômicos e tecnológicos entre nações. Fonte: Dicionário Tecnologia e Inovação Sebrae – CE.

Joint-Venture [NET BIC Porto] Associação temporal de empresas para realizar um projecto comum de forma mais eficaz do que realizado separadamente: O acordo só afecta o projecto realizado em comum. Sinônimo: associação de empresas.

Joint venture [ANPEI] Entidade formada por duas ou mais organizações com o objetivo de desenvolverem, juntas, um projeto ou negócio, dividindo riscos e aproveitando sinergias para o projeto ou negócio específico. Fonte: Dicionário Tecnologia e Inovação Sebrae – CE.

Jornadas Informativas [NET BIC Porto] No contexto da União Europeia são aquelas que proporcionam ajuda e informação sobre os programas específicos da EU, a Comissão Europeia organiza-as de forma periódica.

Just in Time [NET BIC Porto] Técnica de gestão de origem japonesa, que tem como objectivo reduzir ao mínimo o stock tanto de produtos fabricados como peças e outros abastecimentos necessários no processo de fabricação. Tenta-se reduzir a ineficiência e o tempo improdutivo dos sistemas de produção. Sinônimo: JIT.

Kaikaku [NET BIC Porto] Melhoria radical.

Kaizen [NET BIC Porto] Melhoria contínua que permite aumentar a competitividade da empresa melhorando os processos e reduzindo o uso de recursos desnecessários (tempo, matérias-primas, etc.).

Know How [NET BIC Porto] Conhecimento técnico ou organizativo baseado na experiência, com elevado valor comercial, sobre como realizar uma determinada actividade. Quando se obtém mediante um processo de investigação e desenvolvimento de custos elevados deve sempre estar protegido pelo direito a propriedade industrial. Sinônimo: Saber fazer.

Know-how [ANPEI] Experiência técnica. Saber fazer. Termo utilizado para referir-se a processos de fabricação não patenteada, mas que exige grande habilidade. Refere-se também a um conjunto de operações que demandam experiência específica. Fonte: Dicionário Tecnologia e Inovação Sebrae – CE.

LAN [NET BIC Porto] Rede de computadores e terminais informáticos de curto alcance, em geral utilizado por uma só organização, a qual permite aos usuários partilhar informação, recursos e serviços como o espaço libré em disco duro, impressoras, CD-ROM, correio electrónico, etc. Sinônimo: Rede de área local, rede local, RAL.

Layer Manufacturing Tecnologies / LMT [NET BIC Porto] Técnica que parte de um modelo em três dimensões de uma peça gerada em CAD cuja concretização física realiza-se por aproximação poliédrica da sua superfície o que permite fabricar protótipos de objectos em 3D a partir de uma série de camadas em 2D.

LBO – Labour Buy-out [NET BIC Porto] Aquisição de uma empresa por parte dos trabalhadores.

LCD – Ecrã de Cristal líquido [NET BIC Porto] Fabrica-se com duas lâminas de material polarizável entre as quais se introduz hermeticamente uma solução de cristal líquido de quartzo. Um sinal eléctrico faz com os pontos que constituem os cristais do monitor se carreguem ou não, impedindo ou permitindo a passagem de luz desta forma configurando os caracteres. Utiliza-se em monitores e dispositivos de projecção.

Lead Time [NET BIC Porto] Tempo que decorre desde que inicia o desenho de um produto até à chegada da mercadoria ao cliente. A nível logístico é o tempo que decorre desde a entrada de um pedido até a entrega ao cliente. Sinônimo: Prazo de entrega, tempo de entrega.

Lean Design [NET BIC Porto] Aquele cujo objectivo é atingir a máxima economia dos meios, eliminando todos aqueles que são desnecessários e maximizando a eficiência. Sinônimo: Desenho ajustado.

Lean Production [NET BIC Porto] Sistema de produção que tem como objectivo eliminar as actividades desnecessárias que não acrescentam mais valias e ajustar a produção de cada departamento ou secção da empresa as necessidades concretas do departamento seguinte. Evita-se operações sem valor acrescentando. Sinônimo: Produção ligeira, produção ajustada.



Referências




Nenhum comentário:

Postar um comentário