2015/09/24

De Pesquisa aplicada até Pré-Incubadora | Glossário da inovação



Pesquisa aplicada [ANPEI] A pesquisa aplicada consiste igualmente em trabalhos originais empreendidos com a finalidade de adquirir conhecimentos novos. Ela é dirigida principalmente a um objetivo ou um determinado propósito prático. Fonte: Manual Frascati.

Pesquisa básica [ANPEI] Consiste em trabalhos experimentais ou teóricos desenvolvidos principalmente com a finalidade de adquirir novos conhecimentos sobre os fundamentos de fenômenos e fatos observáveis, sem considerar uma aplicação ou uso particular. É dividida em pesquisa básica pura e pesquisa básica orientada. Fonte: Manual Frascati.

Pesquisa básica orientada [ANPEI] Pesquisa realizada com a expectativa de que conduzirá à criação de uma ampla base de conhecimento que permita resolver os problemas e perceber as oportunidades que se apresentam atualmente ou possam vir a se apresentar em uma data posterior. Fonte: Manual Frascati.

Pesquisa básica pura [ANPEI] É executada para avançar os conhecimentos, sem intenção de colher os benefícios econômicos ou sociais no longo prazo e sem esforços para aplicar os resultados desta pesquisa em problemas práticos, ou transferi-los para setores responsáveis de sua aplicação. Fonte: Manual Frascati.

Pesquisa e desenvolvimento [ANPEI] O trabalho criativo empregado de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o volume de conhecimentos, abrangendo o conhecimento do homem, da cultura e da sociedade, bem como a utilização desses conhecimentos para novas aplicações. Abrange três atividades: a pesquisa básica, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento experimental. Fonte: Manual Frascati.

Pessoal de I+D [NET BIC Porto] Recursos Humanos dedicados de forma directa a actividades de investigação e desenvolvimento. Inclui o pessoal científico e técnico, pessoas que prestam serviços relacionados com as actividades de I+D (directores, administradores, pessoal auxiliar da oficina) e a equivalência em jornada completa (EJC) dos serviços de consultadoria externa.

Plano de Empresas [NET BIC Porto] Documento escrito onde é realizada uma descrição pormenorizada de todos os aspectos que podem estimular uma actividade empresarial: identificação e descrição da oportunidade do negócio, estudo da viabilidade técnica e financeira, potencial mercado, análise do consumidor, quota do mercado prevista, necessidades de financiamento, etc. É uma ferramenta essencial na fase inicial de qualquer projecto empresarial. Sinônimo: plano de negócio.

Plano de Negócio [NET BIC Porto] Documento escrito onde é realizada uma descrição pormenorizada de todos os aspectos que podem estimular uma actividade empresarial: identificação e descrição da oportunidade do negócio, estudo da viabilidade técnica e financeira, potencial mercado, análise do consumidor, quota do mercado prevista, necessidades de financiamento, etc. É uma ferramenta essencial na fase inicial de qualquer projecto empresarial.

Plano de trabalho de bolsistas [SENAI SESI] É a descrição das atividades a serem realizadas pelo bolsista no projeto.

Plano [NET BIC Porto] Conjunto detalhado e sistematizado de programas com um objectivo elaborado antecipadamente para dirigir e orientar uma actuação pública ou privada.

Planta Piloto [NET BIC Porto] Planta construída à escala que permite identificar e resolver problemas antes de construir a planta real.

PME – Pequenas e Médias Empresas [NET BIC Porto] Empresa ou conjunto de empresas, que segundo a Comissão Europeia, têm um número de trabalhadores inferior a 250, um volume de negócios anual igual ou inferior a 50 milhões euros, um balanço total igual ou inferior a 43 milhões de euros e que cumpra o critério de independência, isto é, o capital não pertença em mais de 25% a outra sociedade.

Polo tecnológico [ANPEI] Área de concentração industrial resultante da interação de um conjunto de empresas com centros de excelência localizados em universidades de alto nível. Se caracteriza pelo intercâmbio de informações, a troca de experiências, os serviços que facilitam a utilização de recursos humanos de qualidade, a contratação de projetos tecnológicos, o acesso a centros de pesquisa, bibliotecas, serviços de documentação especializada. Fonte: Dicionário Tecnologia e Inovação Sebrae – CE.

Pós incubação [ANPEI] Estágio em que a empresa se instala fora do ambiente físico da incubadora. Nessa fase, a empresa pode estabelecer parceria com a incubadora como empresa associada. Fonte: Dicionário Tecnologia e Inovação Sebrae – CE.

Potencial de replicabilidade [SENAI SESI] É a capacidade de difusão, adaptabilidade ou adoção de um produto ou serviço social em uma escala abrangente.

Predição Tecnológica [NET BIC Porto] Aquela que estabelece as probabilidades de produzir uma variação tecnológica ou uma inovação num determinado período de tempo, com os recursos específicos.

Pré-Incubadora [NET BIC Porto] Infra-Estrutura de alojamento de projectos de empreendedores que ainda não constituíram empresa por se encontrarem na fase prévia de identificação de ideias básicas que possam ser comercializadas. Durante o período em que o projecto se encontra na pré–incubadora, os empreendedores recebem formação e orientação personalizada sobre os seguintes aspectos: análise do mercado, gestão empresarial, marketing, criação de empresas, etc.



Referências




Nenhum comentário:

Postar um comentário