2016/09/23

«Comparativo do processo de inovação entre microempresa e grande empresa do setor metal-mecânico»



Valquíria Marchezan Colatto Martins, Dieter Rugard Siedenberg, e Marcos Paulo Dhein Griebeler. XXIII Seminário de Iniciação Científica.




«Conclusão

»Foram identificadas diferenças significativas no processo de inovação entre a microempresa e a empresa de grande porte. Quanto a inovação de produto, no período analisado a microempresa lançou produto considerado novo somente para a empresa, enquanto a empresa de grande porte inovou tanto para empresa como para o mercado.

»Relacionado ao investimento médio em atividades de inovação, a microempresa realizou investimento médio de até 250 mil, enquanto a grande empresa investiu acima de 1 milhão.

»O que demonstra que as empresas de grande porte têm disponibilidade maior de recursos para investir em inovação, o que explica o fato de a empresa de grande porte ter inovado para o mercado no período analisado. A inovação para o mercado exige maior disponibilidade de recurso financeiro como também maior propensão ao risco.

»Uma diferença importante foi relacionada as fontes de apoio financeiro buscadas para as atividades de inovação, a microempresa além de utilizar seus próprios recursos, buscou financiamento em bancos, enquanto que a de grande porte não utilizou recursos financeiros de nenhuma fonte externa.

»Quanto as motivações para busca de apoio externo, a microempresa motivou-se mais por aspectos relacionados a necessidade de capacitação e troca de conhecimento, enquanto a grande empresa motivou-se por aspectos voltados a divulgação da empresa e fortalecimento da marca.

»A origem das ideias de novos produtos é diferente de uma empresa para outra, pois a microempresa inova por iniciativa própria, enquanto a empresa de grande porte busca no cliente as ideias para desenvolver inovações.

»Relacionado a Propriedade Industrial, a microempresa não tem registro da marca e nunca solicitou um depósito de patente, enquanto que a empresa de grande porte possui o registro de sua marca e também já registrou alguma patente.

»A Capacitação Profissional, é oferecida por ambas as empresas, porém diferentemente da microempresa que disponibiliza capacitação uma vez a cada semestre, a empresa de grande porte oferece capacitação a seus funcionários pelo menos uma vez por semana.»





Tipologias de inovação
Leituras temáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário