2016/09/02

«Redes Sociais e os Impactos dessa Inovação nas Organizações: estudo de caso da rede corporativa “Comunidade de Negócios” da área comercial das empresas do Grupo Algar»



Flavia Ivar de Souza. Redes Sociais e os Impactos dessa Inovação nas Organizações: estudo de caso da rede corporativa “Comunidade de Negócios” da área comercial das empresas do Grupo Algar. Universidade FUMEC - Faculdade de Ciências Empresariais (FACE). Dissertação.
Vejam-se as referencia na publicação original do texto.



«Conclusão

»O tema central desta dissertação foi a rede social, no aspecto de rede intraorganizacional. Percebe-se a importância do tema diante da necessidade de discussões na área de administração, como explicitado por Borgatti e Foster (2003), Rossoni e Guarido Filho (2009) além de Kirschbaum e Vasconcelos (2007).

»O problema que norteou a pesquisa realizada foi: “Como a rede interna da área comercial denominada Comunidade de Negócios do grupo ALGAR contribui para a estratégia organizacional?”.

»O objetivo geral foi descrever e analisar a rede social Comunidade de Negócios do Grupo Algar na visão dos gestores da área comercial e o impacto dessa inovação na organização. Especificamente, pretendeu-se, além de descrever a proposta e operação da rede, identificar os impactos e inovação percebidos na estratégia dos negócios, segundo o modelo Minessotta Innovation Survey (MIS), comparando-os à proposta da rede.

»Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa. A rede com que se compôs o estudo de caso é uma comunidade virtual de negócios do Grupo Algar, focada na área comercial do grupo.

»Como principais resultados, ressaltam-se como aspectos positivos os fatores: eficiência, padronização, influência nas decisões, expectativas de prêmios, liderança, aprendizagem e liberdade para se expressar. Observou-se coincidência nas respostas, o que pode indicar alinhamento da percepção dos gestores com relação à Comunidade de Negócios.

»Como aspecto facilitador, mas também limitador, a cultura de negócios, as normas e valores existentes na empresa ajudaram na inovação, mas ainda existe pouca experiência na adoção desta tecnologia que foi lançada em maio de 2011.

»Como sugestões de novos estudos, pode-se proceder à comparação dos resultados obtidos na própria empresa dentro de algum tempo, após a consolidação do instrumento, bem como realizar novas pesquisas em outras empresas que porventura adotem a estratégia de redes em áreas comerciais, para comparar os resultados e até propor, para redes intraorganizacionais, um modelo de avaliação de impactos e inovação percebidos.»





Tipologias de inovação
Leituras temáticas

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