2016/11/14

«Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.» (Provérbio africano BR) (I)



Nas últimas semanas, o blog dedicou o seu tempo a colecionar alguns websites que ter em conta, o que interessam, o para gostar deles, quando se fala em inovação; websites para consultar de vez em quando. Eles foram citados em distintas páginas que o blog compartilhou e agora estarão na sua barra lateral.

Eu espero que esta pequena coleção seja um princípio, e que seja inspiradora!

Veja também: «If you want to go fast, go alone. If you want to go far, go together.» (African proverb) (I) [link]. «Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.» (Provérbio africano PT) (I) [link]. «Si quieres ir rápido, camina solo. Si quieres llegar lejos, ve acompañado.» (Proverbio africano) (I) [link]. «Si vous voulez aller vite, allez-y seul. Si vous voulez aller loin, allez-y ensemble.» (Proverbe africain) (I) [link].




Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)

http://www.asabrasil.org.br/

@asa_brasil

«A ASA é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. Essa rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As experiências desenvolvidas e articuladas pela ASA e suas organizações provam que é possível reformular as bases estruturais do modelo de desenvolvimento rural gerador da insegurança alimentar no Semiárido. Elas revelam a possibilidade de estabelecer novas relações entre Estado e sociedade civil, nas quais o Estado assuma o papel de apoiar as iniciativas autônomas e criativas, gestadas no seio da sociedade. Além do mais, só com a participação cidadã de uma Sociedade Civil ativa será possível efetivamente democratizar o Estado, de forma a superar a cultura política dominada pelas práticas de assistencialismo e clientelismo responsáveis pela manutenção da malfadada “indústria da seca”.»




Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI)

http://portal.abipti.org.br/

@abipti

«A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e 27 unidades da Federação. A Associação atuou, ao longo de quase três décadas de existência, em atendimento a demandas do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas agências Finep e CNPq. Outra atuação de destaque é a Aliança Estratégica para a Promoção da inovação Tecnológica, integrada pela ABIPTI, pela Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A ABIPTI participa do Conselho Consultivo da Finep, do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, entre outras instâncias. Desde julho de 2008, a ABIPTI passou a ser o ponto focal regional para América Latina e Caribe da Associação Mundial das Indústrias e Organizações de Pesquisa Tecnológica (Waitro, sigla em inglês).»




Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS)

http://www.criabrasilis.org.br/

#criabrasilis

«A Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) é uma associação científica e cultural sem fins lucrativos, que visa agregar profissionais, estudiosos e interessados em criatividade e inovação como meio para o desenvolvimento da sociedade brasileira.»




Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)

http://www.abed.org.br/

@abed_brasil

«A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED é uma sociedade científica sem fins lucrativos, religioso ou político-partidário, não tem caráter sindical ou classista ou governamental, tem sua diretoria eleita diretamente e periodicamente, em eleições livres e democráticas, tem sua missão voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância. Foi criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em novas tecnologias de aprendizagem e em educação a distância, que tem por objetivos: (a) estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas; (b) incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância; (c) apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos; (d) promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância; (e) fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.»




Associação Brasileira de Startups (ABStartup)

http://www.abstartups.com.br/

@ABStartups

«A Associação Brasileira de Startups (ABStartups), fundada em 2011, é uma organização sem fins lucrativos de representação as startups brasileiras. Atualmente temos em nossa base de dados cerca de 4.000 startups e mais de 38.000 empreendedores de todos os estados brasileiros, que participam de projetos e eventos focados em aumentar a competitividade globalmente. Nossa missão é promover o ecossistema brasileiro de startups nacionalmente e internacionalmente, fornecendo informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar a competitividade das startups brasileiras. Temos a visão de ajudar o Brasil a ser uma das cinco maiores potencias globais de inovação e empreendedorismo tecnológico, para que as startups brasileiras possam representar 5% do PIB brasileiro até 2035.»




Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP)

http://abtcp.org.br/

@ABTCP

«A ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – é uma entidade comprometida com o desenvolvimento técnico dos profissionais da cadeia produtiva do setor de base florestal e com a evolução da competitividade das empresas atuantes neste segmento. É uma das instituições técnicas mais respeitadas do mundo em sua área de atuação, tendo conquistado título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, pela comprovação do valor gerado em capacitação e informação de alto nível ao mercado. Editora de livros e periódicos, a ABTCP mantém ainda parcerias com institutos de pesquisa e universidades que são referências em formação e informação especializadas e está à frente de definições técnicas essenciais ao setor de base florestal, como revisões das NR12 e NR13; Programa Brasil Maior; Normalização Setorial; e Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos (PNRS) e de Recursos Hídricos (PNRH), entre outras questões importantes a uma indústria que se desenvolve ano a ano no Brasil. Incentiva debates permanentes sobre soluções de melhoria aos processos produtivos, por meio do trabalho de suas Comissões Técnicas e capacita mais de mil profissionais anualmente, promovendo o intercâmbio técnico e o relacionamento entre empresas e profissionais. Nosso objetivo, a partir da excelência operacional e de Recursos Humanos, é promover a sustentabilidade com inovação.»




Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO)

http://assespro.org.br/

@assespro

«A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação é uma entidade sem fins lucrativos, regida por seus Estatutos Sociais, criada com o intuito de representar de forma distinta e empreendedora, empresas privadas nacionais produtoras e desenvolvedoras de software, produtos e serviços de tecnologia da informação, telecomunicações e internet. O papel da ASSESPRO com as empresas associadas é: (a) promover e defender interesses coletivos das empresas associadas perante a sociedade brasileira, buscando a inovação tecnológica e o crescimento contínuo e sustentável; (b) manter uma base de conhecimento específico do setor (melhores práticas, censo dos associados, indicadores, modelo de negócios...); (c) promover as redes de relacionamento e a cultura de cadeia produtiva como uma forma de induzir novos negócios; (d) gerar diferenciais competitivos aos associados de forma que maximizem a produtividade e a visibilidade de seus negócios (ex.: certidões de exclusividade de sw, convênios especiais, treinamentos específicos em grupos, programas de certificação).»




Associação Fab Lab Brasil

http://redefablabbrasil.org/

#RedeFabLabBrasil

«Conectamos Fab Labs brasileiros a nível nacional e internacional, aproximamos instituições parceiras, promovemos eventos e apoiamos a abertura de Fab Labs.»




Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia (AMBIOTEC)

http://www.anbiotec.org.br/

@AMBIOTEC

«A Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (AMBIOTEC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com sede e foro no Parque Tecnológico de Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil. O objetivo da Associação é representar a cadeia produtiva de saúde no estado de Minas Gerais e Brasil, contribuindo para o fortalecimento, inovação e competitividade das empresas do setor de biotecnologia e ciências da vida. A AMBIOTEC apoia o crescimento do setor que representa.»




Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI)

http://anpei.org.br/

@i9anpei

«Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) atua junto com as instâncias de governo, os setores produtivos e os formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil. A entidade é constituída por empresas de diversos portes e líderes das principais cadeias produtivas do Brasil, que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). A Anpei também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI). A Anpei promove, então, a integração e a parceria entre esses atores do SNI em prol da inovação tecnológica, com mais de 250 associados, que representam R$ 10 bilhões em investimento em P,D&I no país. Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação. A Anpei também atua na capacitação de recursos humanos para inovação. Outra iniciativa importante da Anpei são os Comitês Temáticos, que se reúnem mensalmente para debates e troca de experiência.»




Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

http://www.bndes.gov.br/

@bndes_imprensa

«Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição. Missão: Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais. Visão: Ser o Banco do desenvolvimento do Brasil, instituição de excelência, inovadora e pró-ativa ante os desafios da nossa sociedade.»




Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net)

http://www.camara-e.net/

@camaraenet

«Fundada em 07 de maio de 2001, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) é a principal entidade multissetorial da América Latina e entidade brasileira de maior representatividade da Economia Digital. O seu papel tem sido fundamental para a promoção da segurança nas transações eletrônicas, para a formulação de políticas públicas alinhadas aos anseios da sociedade moderna e, especialmente, para o aprimoramento de marcos regulatórios setoriais que dão suporte legal às medidas de incentivo necessárias ao desenvolvimento de nosso País. A camara-e.net visa, para além do fomento dos negócios digitais, o incentivo à inovação, à geração de conhecimento e ao desenvolvimento sustentável da Economia Digital. Nossa missão é capacitar indivíduos e organizações para a prática segura dos negócios eletrônicos.»




Confederação Nacional da Indústria (CNI)

http://www.portaldaindustria.com.br/cni/

@CNI_br

«A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a representante da indústria brasileira. É o órgão máximo do sistema sindical patronal da indústria e, desde a sua fundação, em 1938, defende os interesses da indústria nacional e atua na articulação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de diversas entidades e organismos no Brasil e no exterior. A CNI também estimula a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria. Além disso, mantém programas e apoia iniciativas que visam a valorização, a promoção social e a formação profissional do trabalhador. Essas ações se baseiam em estudos, pesquisas técnicas, na consulta e no diálogo permanente com federações e sindicatos de indústrias, associações nacionais setoriais, fórum e conselhos empresariais.»




EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica)

http://www.embraer.com/

@embraer

«A Embraer é hoje uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, posição alcançada graças à busca permanente e determinada da plena satisfação de seus clientes. Com mais de 45 anos de existência, atuamos nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança e sistemas. Somos líderes no mercado de jatos comerciais com até 130 assentos, a quinta maior fabricante de jatos executivos no mundo e a maior Empresa de soluções de defesa e segurança no Brasil. A real chave para nosso sucesso são nossas pessoas porque elas mantêm a Embraer sempre na vanguarda tecnológica, reconhecida como sinônimo de inovação no mundo.»




FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos)

http://www.finep.gov.br/

@Finep

«Missão: Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Visão: Transformar o Brasil por meio da inovação. Perfil de Atuação: Atuar em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Valores: visão estratégica; compromisso público; excelência na gestão; valorização do seu capital humano; atitude inovadora.»




Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC)

http://fortec.org.br/

#FORTEC

«O FORTEC – Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos de inovação tecnológica (NITs), agências, escritórios e congêneres.»




General Eletric do Brasil

http://www.gereportsbrasil.com.br/

@GEdoBrasil

«GE do Brasil 2019: 100 anos de Brasil. A GE fornece soluções inovadoras para ajudar o País a vencer seus desafios de infraestrutura e melhorar a vida das pessoas. Nós cuidamos da saúde, desenvolvemos a energia, construímos e movemos o Brasil. Acreditamos que, se dá para imaginar, dá para fazer.»




Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

http://www.inpi.gov.br/

@inpibrasil

«Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas. O INPI conta com uma nova estrutura regimental, que foi estabelecida pelo Decreto nº 8.854, de 22 de setembro de 2016.»




Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)

http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canal/mobilizacao-empresarial-inovacao-home/

#MEI

«A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) é um movimento que visa a estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação por meio da interlocução construtiva e duradoura entre a iniciativa privada e o setor público. O desafio é fazer da Inovação uma estratégia permanente das empresas. Nesse sentido, a MEI apresenta novo planejamento estratégico para período de 2015 a 2017. A expectativa é que os novos conceitos de visão, missão, objetivosestratégicos e seus desdobramentos em um plano de ação potencializem as contribuições para fortalecer a elevar ainda mais a inovação empresarial no Brasil.»




Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI)

http://procompi.cni.org.br/

#PROCOMPI

«O Procompi é o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e pequenas Indústrias, uma parceria entre a CNI e o SEBRAE. Em seus 15 anos de atuação, a iniciativa já beneficiou mais de 7.400 empresas de todo o Brasil, financiando projetos que contribuem para o aumento da produtividade, do faturamento e da geração de empregos. O programa apoia ações como capacitação empresarial, inserção de produtos nos mercados nacional e internacional, qualificação e desenvolvimento de fornecedores, adequação de produtos e serviços às normas de qualidade, eficiência gerencial, redução de custos de produção, conservação do meio ambiente e inovação.»




Rede Mulher Empreendedora

http://redemulherempreendedora.com.br/

@RMEmpreendedora

«O propósito da Rede Mulher Empreendedora é empoderar, apoiar e reconhecer mulheres empreendedoras para que transformem sua realidade através dos negócios. Dar luz e voz a seus propósitos, compartilhando experiências positivas, criando novas políticas e desmistificando o universo empreendedor. As inspirações e aspirações das mulheres empreendedoras são não desistir, perseverar, obter informações e manter parcerias relevantes para prosperarem, e cada vez mais, na Rede há eventos para atender estas necessidades.»




Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

http://www.sebrae.com.br/

@sebrae

«O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.»




Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

http://www.portaldaindustria.com.br/senai/

@SENAInacional

«O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Missão: Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. Visão: Consolidar-se como a instituição líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.»




Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

http://www.senar.org.br/

@SENARBrasil

«O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, abre oportunidades para homens e mulheres que desejam ampliar seus conhecimentos para impulsionar a produtividade, com preservação ambiental, melhorar a renda e a qualidade de vida no campo. A produção nos campos brasileiros avançou com a ciência e a tecnologia, colocando o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, contribui para essa mudança com ações de Formação Profissional Rural, atividades de Promoção Social, ensino técnico de nível médio, presencial e a distância com modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.»




União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO)

http://www.ubrabio.com.br/

@Ubrabio

«A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem fins econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor. Focada em contribuir com a trajetória virtuosa do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e atuar em prol da estruturação do Segmento de Combustíveis Renováveis de Aviação no Brasil,a Ubrabio coopera com a execução de políticas socioeconômicas e contribui diretamente para a substituição gradual dos combustíveis fósseis na matriz energética brasileira; incentivando a agricultura familiar e agregando valor às matérias-primas produzidas no país. Nossos principais objetivos são o estímulo à produção, comercialização, realização de pesquisas, e elaboração de projetos e propostas que irão contribuir para a regulamentação e aperfeiçoamento de toda a cadeia produtiva, na busca pela previsibilidade para o setor e a aprovação de um novo Marco Regulatório para o PNPB.»





Nenhum comentário:

Postar um comentário