2017/07/17

Megatendências Mundiais 2030. O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? Contribuição para um debate de longo prazo para o Brasil | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) @ipeaonline


Info: IPEA @ipeaonline

Documento (pdf)





SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 POPULAÇÃO E SOCIEDADE

CAPÍTULO 2 GEOPOLÍTICA

CAPÍTULO 3 CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAPÍTULO 4 ECONOMIA

5 MEIO AMBIENTE

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

NOTAS BIOGRÁFICAS



APRESENTAÇÃO

«Se o passado pertence à história, o futuro pertence à estratégia. O futuro não é “dado”, mas construído. Não é um conjunto predeterminado de eventos e de situações irreversíveis, mas uma construção coletiva e imprevisível, moldada por diversas variáveis, atores, tendências e vetores da economia, da política, da tecnologia, da psicologia social e da natureza, entre tantos fatores. Visto com otimismo ou pessimismo, com apreensão ou esperança, o futuro projeta fortalezas e fraquezas em um contexto de oportunidades e de ameaças. É fundamental ter consciência das tendências atuais, das incertezas, das estratégias dos principais atores, enfim, de todas as sementes de futuro para construir visões a respeito do futuro que ajudem a fazer as apostas estratégicas corretas, corrigindo fraquezas para enfrentar ameaças e investindo nas fortalezas para aproveitar plenamente as oportunidades. A falta de visão de futuro e de pensamento estratégico pode se tornar um gargalo ao desenvolvimento.

»O Ipea possui como atribuição fornecer suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e a reformulação de políticas públicas e de programas brasileiros de desenvolvimento, considerando a situação presente e as possibilidades de futuro, assim como a preparação de políticas públicas e de ações de governo.

»Nessa perspectiva, a fim de investigar e de divulgar as “possibilidades de futuro”, o Ipea apresenta este livro, no qual as ideias resumidas traduzem o pensamento de várias entidades e personalidades internacionais, mas não necessariamente representam a posição deste instituto. Seu objetivo é, simplesmente, revisar a literatura produzida pelos principais atores internacionais – públicos e privados –, a fim de conhecer o que formadores da opinião global pensam sobre o futuro do mundo. Tendo isso em mente e no cumprimento de sua missão institucional, o Ipea contribui para o planejamento estratégico de longo prazo com informações sobre o futuro produzidas pelas mais prestigiosas entidades e personalidades mundiais com competência na matéria, para auxiliar suas congêneres brasileiras na elaboração de diretrizes de longo prazo.

»Dessa forma, esta obra, intitulada Megatendências mundiais 2030: o que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? tem por objetivo apresentar à sociedade brasileira, em particular aos planejadores e aos executores de políticas públicas, um conjunto de megatendências e de sementes de futuro nas áreas de população e sociedade, de geopolítica, de ciência e tecnologia (C&T), de economia e de meio ambiente.

»Esta publicação é um convite à reflexão sobre os desafios e as oportunidades para o Brasil. Se desejar ocupar um lugar melhor no mundo, o país não pode deixar de conhecer e de acompanhar as tendências e as trajetórias dos diversos campos do conhecimento, a fim de tomar decisões acertadas que permitam concretizar as aspirações de sua sociedade. Espera-se que este livro estimule o aprofundamento de uma cultura e de uma prática de pensamento estratégico e de planejamento de longo prazo em diversas instâncias do país.


»Jessé Souza
Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
»





Nenhum comentário:

Postar um comentário