2017/08/11

Visão Brasil 2050 | Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) (@cebds)


Info: Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Document (pdf)






«Introdução


»Este documento estrutura-se em torno de uma visão compartilhada de futuro e tem como eixo o caminho necessário para que essa visão seja de fato alcançada em 2050.

»Na seção 1, A construção do Visão Brasil 2050, apresenta-se uma breve descrição do processo pelo qual essa visão foi construída ao longo de 2011 e 2012.

»A seção 2, O Brasil de 2012, apresenta o cenário de base no país, do ponto de vista socioeconômico, destacando: o arcabouço legal e institucional que ampara as políticas e medidas propostas no documento; as ações realizadas pelo setor privado rumo à sustentabilidade; e os atores envolvidos na implementação do processo rumo à Visão 2050.

»Na seção 3, Visão 2050 para o Brasil, o documento descreve a visão propriamente dita, de um ponto de vista mais amplo, em uma abordagem conceitual que inclui os objetivos pretendidos. É o cenário que se pretende alcançar por meio de ações articuladas entre todos os setores e atores relevantes da sociedade.

»Na seção 4, Caminhos para 2050, foram definidos nove temas de referência prioritários para a consolidação dos caminhos rumo ao cenário de desenvolvimento sustentável no país. Os nove temas são tratados separadamente, abordando primeiro a situação atual e, em seguida, a visão 2050 setorial mais detalhada, considerando o cenário para 2050 e assumindo que o processo de mudança ocorrerá de fato.

»Também nessa seção descreve-se o caminho para alcançar esses objetivos na forma de ações organizadas no curto, médio e longo prazos: na primeira fase, até 2020, quando se espera a implementação ao longo da próxima década; e de 2020 a 2050, quando de fato se definirá o rumo do país até 2050, com um novo modelo de desenvolvimento orientado para a sustentabilidade.

»Na seção 5, Ameaças e riscos, são avaliados os perigos ao longo do caminho, as vulnerabilidades e os riscos associados que podem comprometer o sucesso da empreitada.

»A seção 6, Oportunidades, argumenta em favor da transformação dos riscos em oportunidades para a sociedade, identificando as áreas – ou pilares – para a atuação concertada de todos os atores relevantes.

»A seção 7, Conclusão e próximos passos, por fim, propõe uma reflexão sobre o processo como um todo, indicando as próximas etapas pretendidas para garantir a materialização das ações descritas ao longo do documento Visão Brasil 2050.

»O documento inclui ainda, na seção 8, Fontes de consulta, uma seleção de publicações e sites utilizados como referência para o documento, e que poderão inspirar o leitor a aprofundar o conhecimento e a compreensão sobre as ambições do Visão Brasil 2050.

»Os organizadores e participantes do Visão Brasil 2050 esperam que este documento possa servir de inspiração para que muitos outros venham se unir a esse processo ao longo do caminho, na construção de um Brasil melhor.»





Nenhum comentário:

Postar um comentário